5 Passos Simples para Preservar a Pintura do Seu Veículo
- Parvi Funilaria

- 26 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
Não há nada mais satisfatório do que ver o carro brilhando, como se tivesse acabado de sair da concessionária, concorda? Existem algumas maneiras de preservar a pintura do seu veículo e prolongar esse brilho tão desejado. Separamos 5 dicas simples ao longo deste post. Vem conferir!

Como preservar a pintura do veículo?
Algumas técnicas podem ser adotadas para que a pintura do veículo seja preservada, desde a lavagem do carro até a realização de uma cristalização. Confira abaixo:
Lave o carro regularmente

O recomendado é lavar o carro a cada quinze dias, e caso ele esteja muito exposto à mudanças de temperaturas, dejetos de animais, etc, uma vez por semana. Essa frequência impede que a sujeira se instale no veículo e cause danos a lataria e consequentemente a pintura.
É importante se atentar aos materiais que serão utilizados nesta lavagem, opte por detergente neutro e produtos específicos para limpeza de veículos. Não é recomendado utilizar produtos químicos, pois estes podem manchar a pintura.
Para secar o veículo, utilize pano de microfibra, assim, evita-se manchas.
Proteja o veículo de altas temperaturas
Quando o veículo é exposto a altas temperaturas, rachaduras na pintura podem acontecer, inclusive serem imperceptíveis, mas que futuramente podem virar ferrugem, após acumular umidade. Se for possível, proteja o seu carro do sol, opte por estacionamentos cobertos, ou até mesmo utilize uma capa protetora, mas evite estacionar debaixo de árvores, as folhas e os dejetos de animais também são prejudiciais à pintura do seu veículo.
Faça um polimento na pintura
Caso a sua pintura se encontre danificada de alguma forma - manchas, riscos ou queimada do sol, é indicado fazer o polimento do veículo. O polimento remove uma fina camada de tinta do carro, eliminando manchas e riscos, reacendendo o brilho original do carro. É necessário que o carro esteja limpo para que o serviço seja realizado e tenha o resultado potencializado.
O polimento é diferente de passar apenas a cera automotiva, se faz necessário um profissional capacitado para utilizar a máquina politriz e realizar o serviço.
Faça uso de uma boa cera automotiva

Após o processo de lavagem do veículo, é interessante fazer uso de uma boa cera automotiva para proteger a pintura do carro, uma vez que a cera cria uma camada protetora que ajuda a bloquear os raios UVA e UVB da radiação solar.
A cera pode ser sintética, que é produzida em laboratório, ou natural, criada a partir da Carnaúba, árvore típica do nordeste brasileiro. A natural é usada em prol do brilho e a sintética para uma duração maior. O ideal é investir numa cera de qualidade que proteja de fato o seu veículo, principalmente da chuva e sol, que danificam a pintura do carro ao longo do tempo.
Faça uma cristalização na pintura
A cristalização normalmente é indicada para carros que possuem alguns anos de uso. Ela é feita através da aplicação de uma camada fina de resina sobre a pintura, com objetivo de preservar o verniz do veículo e aumentar a durabilidade da pintura. Enquanto o polimento tem ação corretiva, a cristalização é preventiva.
Procurando por uma empresa de confiança e qualidade para realizar a pintura do seu veículo? Conte com a Parvi Funilaria!
Presente no Norte e Nordeste, somos uma empresa completa que atua com profissionais especializados para reparar seu carro com alta qualidade e eficiência.







Comentários